sábado, 28 de junho de 2008

Como derrubar um mito

Já recebemos N correntes por e-mail. Ainda hoje recebo e-mails para ajudar a menina com câncer no cérebro em estado terminal. A primeira vez que recebi esse e-mail estava começando a acessar a internet, por volta do ano 2000.
Era o primeiro spam da humanidade. Juro que eu queria saber quem foi o ser evoluído que inventou essa história.

Recentemente recebi um e-mail com a música Flor-de-Lis do Djavan. No e-mail estava escrito que o Djavan escreveu essa música como uma forma de desabafo pela morte de sua esposa Maria e sua filha Margarida. Fiquei emocionado. Acreditei de verdade. Após alguns momentos de reflexão, lembrei do spam da menina com câncer no cérebro.

Comecei a pesquisar. Encontrei inúmeros sites garantindo que a história era verdadeira e que o Djavan era um exemplo de compositor, visto que da tristeza conseguiu arrancar uma música tão linda. Eu não estava satisfeito com essas informações. Fui ao site oficial do Djavan. Encontrei a opção de contato e enviei uma pergunta para o e-mail djavan@djavan.com.br:

“Gostaria de saber se é verdade a história que estão espalhando por e-mail sobre essa música (Flor-de-Lis). A história conta que Djavan fez essa música para homenagear a esposa e a filha que morreram no momento do parto. Por isso que existe o trecho:
E o meu jardim da vida,
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem Margarida nasceu
Sendo que Maria é a esposa e Margarida sua filha.
Isso é verdade mesmo?
Obrigado! Boa sorte e sucesso ao Djavan.”

Enviei esse e-mail no dia 20 de junho de 2008 18:34. Recebi a resposta no dia 27 de junho de 2008 14:24. Eis a resposta:

“Em nome de Djavan agradeço seu e-mail e informo que essa estória não é verdadeira.
É completamente fictícia.
Coisas da Internet.
Abraços.
Assessoria Djavan
www.djavan.com.br

Como todos podem ver, a assessoria do Djavan desmentiu toda essa história em relação a origem da música Flor-de-Lis do Djavan. É mais um mito que caiu por terra. O ideal no mundo, seria que antes de acreditar em qualquer informação, as pessoas conferissem o que foi enviado. A história que inventaram é bonita, mas nada como conhecer a história verdadeira.

Um comentário:

Anônimo disse...

VC é o cara